O PROJETO

Antecedentes

Os sistemas de rega inovadores, como os sistemas a pedido, oferecem um grande potencial para a redução das pressões da produção agrícola intensiva sobre os recursos hídricos, quando vão acompanhados de apoio técnico nas áreas da rega e nutrição. No entanto, a sua adoção em explorações em solo é, de momento, escassa em muitas regiões da Europa, existindo uma grande necessidade de adaptar estas tecnologias e de demonstrar os seus benefícios ambientais e económicos para que sejam adotados pelos produtores.

O projeto demonstrará o potencial destas tecnologias em Huelva, que é a principal região produtora de morangos em Espanha e na União europeia. Parte desta produção provém da zona do Parque Nacional de Doñana, usando em alguns locais água de lençóis de água subterrânea que foram recentemente declarados em risco de não estarem em boas condições. O projeto também pretende realizar ações de replicação e promover a utilização destas tecnologias em outras regiões de França e Portugal com forte pressão sobre os recursos hídricos.

O projeto ‘LIFE 4DOÑANA’ tem como base os resultados do projeto Ferdoñana que foi gerido pela GIESA (através da sua empresa Optiriego), promovido pela plataforma SAI (SAI Platform) e financiado pela grande distribuição e indústria europeias.

Objetivos

  1. Demonstrar em explorações agrícolas de morango na zona de Doñana os benefícios técnicos, ambientais e socioeconómicos do sistema de rega a pedido para a gestão da rega e da nutrição.
  2. Desenvolver e implementar serviços de apoio técnico e formação tanto em campo como virtuais para fomentar a adoção de técnicas e boas práticas de gestão de rega e nutrição na cultura do morango.
  3. Fomentar a replicação e a transferência de tecnologia do projeto em Huelva (Espanha), Portugal e França, particularmente em zonas de culturas intensivas com altas pressões sobre os recursos hídricos.
  4. Avaliar os impactes ambientais e socioeconómicos das ações do projeto.
  5. Disseminar os resultados do projeto e transferir os resultados das lições aprendidas aos produtores de morango e outros atores chave.
6 fincas

Fincas demostrativas implementan el sistema de riego a la demanda para cultivos en suelo.
40 productores

Productores de fresa del entorno de Doñana reciben asesoramiento técnico en agua y nutrición
100 alumnos

Productores y técnicos vinculados con el cultivo de fresa reciben formación y asesoramiento a través de la Plataforma Virtual del proyecto.
3 planes

Se desarrollan planes de negocio y acciones de replicación próximas a mercado en Andalucía, Francia y Portugal
Aula virtual
¡Suscríbase a nuestro boletín!
Newsletter subscription
Holler Box